.jpg)
VEM AÍ A 10ª EDIÇÃO DA VIRADA CULTURAL DE BELO HORIZONTE
O RESULTADO DO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA AS PROPOSTAS
ARTÍSTICAS E CULTURAIS SERÁ DIVULGADO EM BREVE,
ATÉ O DIA 23 DE JULHO
A Virada Cultural de Belo Horizonte, um dos eventos mais vibrantes e democráticos da cidade, se prepara para celebrar sua 10ª edição, nos dias 23 e 24 de agosto de 2025. Promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto João Ayres, a Virada chega ao marco de dez edições com a proposta de transformar o hipercentro de Belo Horizonte em um grande circuito de experiências artísticas, encontros e ocupações culturais.
O Chamamento Público, com inscrições encerradas em 23 de junho, recebeu propostas de diversas linguagens artísticas — como teatro, circo, dança, literatura, culturas populares, intervenções urbanas, gastronomia, música, cultura digital, entre outras — que dialogam com a cidade.
A seleção dos projetos está sendo conduzida por uma comissão formada por representantes da sociedade civil e do poder público, com atuação reconhecida no setor cultural.
Fique de olho!
Até o dia 23 de julho, será divulgada a lista das propostas pré-selecionadas para compor a programação da 10ª Virada Cultural de BH.
Acompanhe nossos canais oficiais e prepare-se para viver mais uma Virada que celebra a cultura e a cidade!
Virada Cultural 2025
Neste ano, a Virada abre espaço para, no mínimo, 90 atrações pensadas para diferentes públicos e faixas etárias. Os cachês artísticos podem chegar a R$ 4 mil (quatro mil reais). Podem se inscrever pessoas físicas, jurídicas e cooperativas artísticas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana.
A seleção das atrações contemplará uma ampla gama de manifestações culturais e expressões artísticas, incluindo: Audiovisual; Artes Visuais; Design; Moda; Circo; Dança, Literatura e Leitura; Música; Patrimônio Cultural (Culturas Populares Tradicionais; Culturas Populares Urbanas; Gastronomia e Cultura Alimentar e Memória); Teatro; Feira; Intervenções e Instalações Urbanas; Cultura Digital (Games e Novas Mídias); Atividades de Bem-Estar; Performance e Artes Multilinguagens.
A seleção será realizada por uma comissão composta por profissionais e equipes da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com especialistas de diversas linguagens artísticas, representantes da sociedade civil, todos com grande presença na cena cultural da cidade.
