A motivação primeira para criação do Fundo Endowment IJA, em 2021, deriva dos efeitos do atual momento político-econômico do Brasil. Em um cenário marcado pelo escasseamento dos recursos em circulação, o mercado cultural e social tem sido diretamente atingido, o que exige de nós, instituições culturais, a implementação de estratégias que busquem a sustentabilidade a longo prazo.

 

A criação do Fundo Endowment IJA, em 2021, foi alicerçada sobre três pilares:

 

1. Governança organizada e especializada na aplicação dos ativos do fundo patrimonial (no mercado financeiro, imobiliário, cultural etc.);

2. Governança organizada e especializada na área de atuação da instituição para a aplicação eficaz dos recursos gerados pelo endowment;

3. Transparência na divulgação dos resultados do fundo e no uso dos recursos.

 

Dentro do item “investimentos programáticos”, quatro balizamentos coordenaram nossas ações nesses quase quinze anos de atividades do Instituto João Ayres, sendo elas: fomento ao fazer artístico, difusão da arte e conhecimento, defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias alternativas. Todas as ações estabelecidas foram construídas levando sempre em conta essas diretrizes.

  ​ 

  • Promover o fortalecimento e desenvolvimento da Economia da Cultura

 

  • Ser referência de instituição de fomento a ações culturais e sociais no Brasil como um fundo de fomento social.

 

  • Fomento Social

 

O Instituto João Ayres possui um Fundo Patrimonial em crescimento que, futuramente, irá operar por meio de um patrimônio próprio que inclui doações financeiras, de bens, tempo, serviços, conhecimentos, tecnologias sociais entre outras.

 

Este Fundo Patrimonial será formado por doações contínuas de empresas, organizações não-governamentais e pessoas físicas; e os rendimentos gerados a partir dele serão utilizados para:

 

implantar programas próprios;

apoiar projetos relacionados à causa;

arcar com os custos operacionais.

 

 

Para alcançar sua missão, o Fundo Endowment IJA trabalha fortalecendo e investindo, prioritariamente por meio de editais, em organizações e lideranças comprometidas com os objetivos do Instituto João Ayres. Parte significativa das doações feitas pelo Fundo Endowment IJA concentra-se na região Nordeste do país.

 

O Fundo Endowment IJA implementa uma agenda filantrópica baseada nos valores ética, efetividade na gestão, transparência e justiça social. A sua atuação pode ser apresentada em três grandes dimensões: articulação social, mobilização de recursos e investimento programático.

I (1).png

QUERO INVESTIR

Se você deseja fazer parte da transformação social e cultural conosco, voce pode se tornar um investidor do Fundo se cadaste e receba nosso e-mail de boas vindas!

Obrigado!

Doação Internacional